sábado, 4 de agosto de 2012

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Nome original: The Dark Knight Rises
Duração: 2h44min  --  Ano: 2012
Trailer 1 (hospital),  trailer 2 (estádio) e trailer 3.
De: Christopher Nolan
Com: Christian Bale (o garotinho de O Império do Sol), Gary Oldman (o Dr. Smith do filme de 98), Tom Hardy (o cara que não termina com a Witherspoon em Guerra é Guerra!), Joseph Gordon-Levitt (500 dias com ela e o garoto de 3rd Rock from the Sun), Anne Hathaway (Diários de Princesa), Marion Cotillard (a garota que o loiro conhece nos anos 20 em Meia-noite em Paris) [eu sabia que a conhecia de algum lugar!!], Morgan Freeman (de Tempos de Glória e Deus), Michael Caine (de Minhas Idéias Assassinas) [achei que esse filme fosse mais antigo], Christopher Judge (o Teal'c, numa participação mínima) e Juno Temple [outra que eu conhecia de algum lugar] (a rainha da França no último Os Três Mosqueteiros).
[cacete, essa deve ter sido a maior relação de atores que já coloquei no site, muita gente famosa de uma vez só - e mais 2 que eu mencionei porque quis]

OBS: dou spoilers a vontade no meio do texto. Dessa vez nem direi "pule o parágrafo seguinte", se você não viu e não quer saber de nada, clique aqui para passar o tempo.

Ok, vamos lá...

Eu estou ficando velho. Não tenho mais tempo de ficar bolando teorias ou imaginando o que vai acontecer. Acho que as continuações de Matrix me escaldaram. Eu nem ficava bolando muita teoria, mas gostava de ler as dos outros. E tinha tanta coisa tão boa... E no final quase tudo ficou tão diferente e pior... que meu neurônios boladores de teoria entraram em greve, desistiram, e trocaram de emprego.
Digo isso porque quase tudo no filme me pegou de surpresa. Fui com um amigo que já sabia do Robin. Outra amiga adivinhou sobre a vilã porque achou que a criança tinha cara de menina. Já eu, achei mesmo que iam matar o Batman para o policial assumir o manto. O filme inteiro me pegou de surpresa.
Ok, quase, quando o Bane matou o vilão-engravatado, eu pensei na hora "Ou seja, existe um plano B! Momento reviravolta: é a moça ecológica!". E só cheguei nessa conclusão, porque não tinham outros personagens para assumir o papel. Mas em momento algum em pensei que ela fosse seria a Talia al Ghul.

A idade tem suas vantagens: o filme ficou bem mais divertido comigo tendo surpresas como uma criança da era pré-internet.

O filme é cheio de buraco e cretinices? Cheio eu não sei, mas vários, sim. E se até eu notei, está feia a coisa. Mas, sinceramente, não ligo muito, porém... algo me incomodou: que porra de plano ridículo foi aquele?

"Oi, eu sou Talia, depois de trazer de volta à ativa a minha super organização criminosa, vou viver 5 meses como refugiada e depois cometer suicídio coletivo só para irritar um sujeito que eu nunca conheci e que teve uma parcela de culpa, por legítima defesa, na morte do meu pai genocida."
"Oi, eu sou Bane. Depois de fazer de tudo para salvar a vida de uma garotinha, virar um mercenário espetacular, aliciar órfãos, viver no esgoto e o diabo, vou cometer suicídio coletivo junto à ela, quando na verdade deveria estar convencendo-a a 'deixa disso, eu tive o maior trabalho para te manter viva' ".

Ah, outro plano cretino: "Oi, eu sou Gordon, sou o mais inteligente policial da cidade e, secretamente e fora de tela, fiz um acordo com todos os criminosos de uma ilha inteira para eles não assaltarem, matarem nem nada, porque só assim explica eu colocar todos os policiais de uma vez só em 1 único lugar, sem ninguém tomar conta de todo o resto."
[é, ficar escrevendo falas é má influência do Movie Plot Holes, site bem divertido. mas vou parar com isso]

Outra coisa que incomodou: na cidade inteira só devem existir 2 órfãos maiores de idade: o Bruce e o policial. Ou de alguma forma o policial pesquisou todos os órfãos da cidade e sabe que nenhum deles consegue disfarçar um sorriso. Porque a grande dedução do policial para Bruce=Batman foi "ele também é órfão e sorri amarelo."  Ah, não. Não colou. Ok, ficou uma conversa de efeito legal, com frases dramáticas, mas tudo muito fácil.

O teletransporte. [que convenhamos, não foi. o cara levou dias para voltar] A Selina saber dirigir uma moto diferente de todas as que existem no planeta. O avião imenso chegar perto do menorzinho DA CIA! e eles não notarem, e o cacete... Isso tudo eu relevo como efeito dramático. Foi como eu já comentei em outras postagens [mas não lembro quais, para linkar] eu aceito premissas loucas sem as quais um filme não pode existir. Eu aceito zumbis ou o Homem-Aranha andar pelas paredes ao invés de morrer de câncer por contaminação genética e radioativa, por exemplo, mas tem coisa que incomoda porque não são premissas absurdas necessárias, são só ofensas a minha inteligência mesmo, colocadas lá por preguiça do roteirista. Não estou conseguindo pensar em nenhum bom exemplo agora, mas sei que já reclamei disso antes, podem procurar.

A propósito, depois de escalar a porcaria da parede até a primeira parte, era só gritar para baixo: "agora amarrem uma tábua na corda, que vou subir com ela, apoiar aqui, e ANDAR até a outra parte".

Não me entendam mal. O filme foi foda! Por todas as surpresas que fui tendo, saí do cinema (mentalmente) saltitando feio uma criancinha demente [por fora ninguém nem diria que eu gostei do filme], mas que é todo esburacado. Isso é. Rolou muita preguiça para efeito dramático. Mas estamos falando de um cara fantasiado que combate o crime, se eu deixo passar isso, deixo o resto.
Não dá para ficar elogiando partes específicas, porque, analisando isoladamente, começa-se a ver  todas as falhas, mas no todo, entrando no clima (e fazendo muita vista grossa), filmaço. Pelo menos para fãs não xiitas de quadrinhos (ou seja, ajuda muito ser fã dos quadrinhos, mas também ajuda não ser do tipo que reclama de tudo e fica comparando as histórias).

Ah, e a Hathaway até que enganou bem como Mulher-Gato, tinha minhas dúvidas, mas na hora nada ali comprometeu. Ela no final com o Bruce achei meio forçado, entendo a confiança, mas o romance foi meio repentino [mas ok, não sei o que aconteceu entre a morte e as férias na Europa] e não teria como Bill Gates fingir sua morte e depois ficar andando por aí, com cara de Bill Gates dizendo "uai! não sô! só só parecido com ele".

Mas é isso, esse é um daqueles casos em que o filme é tão famoso, com tanto site já falando de tudo, que não me sobra nada de interessante realmente para comentar. Vou nem linkar resenhas e podcasts abaixo. Vou usar o tempo para desrascunhar outras postagens menos pop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário